Warning: fopen() has been disabled for security reasons in /home/storage/e/bf/74/florespi/public_html/wp-includes/pomo/streams.php on line 109
Capacitação      

Capacitação

capacitacao

A Florespi oferece os seguintes CURSOS, OFICINAS, PALESTRAS e EVENTOS relacionados aos seus 7 Programaspara prefeituras, ONGs, empresas, cooperativas, escolas, condomínios e comunidades:

|

tema:  Conservação e Recuperação de Áreas Degradadas 


Biodiversidade florestal
 
|

Planejamento de viveiros e produção de mudas para mata ciliar e arborização urbana 

|
Técnicas para recuperação de áreas degradadas e conservação 

|

 

tema:  Árvores Urbanas 


Obtenção de porcentagem de copas de árvores em perímetros urbanos e limites de APPs
 

|
Inventário de árvores urbanas  

|
Gestão de árvores das cidades 

|
Poda de árvores 

|
Cultivo de hortaliças, plantas aromáticas e medicinais 

|

tema:  Políticas Públicas e mobilização social 


Município Verde: fortalecendo a gestão ambiental municipal 

|
Fortalecendo o Conselho municipal da Cidade e de Meio Ambiente 

|
Observatórios Cidadãos 

|
Elaboração de projetos e resolução de problemas das cidades 

|
Educação formal como meio de transformação social 

|
Gestão das águas 

|

tema:  Sustentabilidade 


Conceitos e estratégias para a sustentabilidade 

|
Construção mais sustentável 

|
Conceitos e ferramentas de gestão ambiental 

| 

 

–> Quer entrar em contato com nossa equipe? Clique AQUI!

–> Conheça também o SERVIÇO de MAPAS TEMÁTICOS da Florespi!

 

biodiversidade_florestal

Demonstrar a importância das florestas na conservação do solo, na produção e manutenção da qualidade de água, na produção agrícola, na conservação de áreas de risco ambiental e na manutenção da biodiversidade.

 planejamento_viveiro

Passo a passo para o planejamento, estruturação e execução da produção de mudas nativas e exóticas para cada tipo de demanda.

 tec_rad2

Passo a passo para diagnóstico, definição da melhor técnica para recuperação (ex: plantio total e técnicas de nucleação), execução de limpeza de terreno, controle de formigas, abertura de covas, adubação, irrigação, coroamento, cercamento, replantio e manutenção no período de 6 meses a 2 anos.

 

multispec

Passo a passo para aquisição e utilização de imagens de satélite nos softwares livres Multispec e QuantumGis.

 inventario

Identificação de espécie, localização, dimensões, estado geral da árvore, características do entorno e definições de ações de manejo. O inventário pode ser realizado em toda a cidade por amostragem ou censo.

 gestao_arv

Importância da arborização; métodos de diagnóstico; seleção de espécies; produção de mudas; plano de arborização; infraestrutura para arborização; implantação, manutenção e avaliação; gestão de resíduos de podas; legislação e incentivos legais. 

  manejo_arvore

Técnicas e equipamentos adequados para podas de condução, manutenção, elevação de copa e drásticas/pesadas.

  horta_vertical

Como adquiri-las e a melhor época do ano para produção em casa ou em hortas comunitárias; preparação do solo; iluminação e umidade mais adequadas; formas de produção e cuidados básicos; tipos de compostagem e a sua utilização como adubo; momento de colheita e formas de preparação para o consumo.

 pmva

Histórico da gestão ambiental pública no Brasil e no mundo; Sistema Nacional de Meio Ambiente no Brasil (SISNAMA); conceitos e instrumentos da gestão ambiental pública; estratégias e planos de ação; avaliação e aprimoramento do processo; introdução à gestão de 10 temas ambientais; estudo de caso “o Programa Município VerdeAzul (SMA-SP): sistema estadual de avaliação da gestão ambiental pública”; gestão ambiental municipal participativa.

 comdema

Apresentar os principais conceitos socioambientais, do Estatuto da Cidade e de gestão para uma boa atuação nestes Conselhos, além de estratégias de organização interna, comunicação externa e ampliação da participação social.

 cap_observatorio

O combate à corrupção no uso do dinheiro público é o ponto principal deste curso, que apresentará os observatórios sociais/cidadãos do Brasil e do mundo como uma das principais formas de articulação e controle social. A criação, estruturação, implementação, fortalecimento de um observatório e as possibilidades de ações também são abordados. 

 projetos_partic

Instrumentos e formas de organização e mobilização comunitária; estrutura e papel do Estado; espaços públicos e ferramentas de participação social; sustentabilidade no dia-a-dia; diagnóstico e mapeamento de pontos negativos e positivos do bairro; elaboração participativa de planos de ação.

 escola

Apresentar os principais conceitos relacionados aos temas transversais “meio ambiente”, “ética”, “cidadania” e “mobilização e organização social”  e as formas e metodologias teóricas e práticas para suas inserções nas disciplinas tradicionais da educação formal de escolas públicas e privadas de ensino básico, fundamental e médio.

 aguas_pcj

Apresentar discussões sobre produção, oferta, demanda, outorga e conservação da água (para proprietários rurais, empresas e cidades) e as formas de gestão dos recursos hídricos (comitês de bacias hidrográficas) e de participação social na tomada de decisão. discussões sobre métodos e alternativas de tratamento de água, esgoto e saneamento básico em geral também serão abordados.

 sustentabilidade_consult

Apresentar conceitos, ferramentas, metodologias e boas estratégias para a melhoria de eficiência na gestão dos aspectos social/cultural, ambiental (CONSUMO de matérias-primas e produtos; uso de ÁGUA, ENERGIA ELÉTRICA, GÁS e TRANSPORTE; produção e descarte de LIXO e ESGOTO) e econômico, buscando criar espaços, estruturas, práticas e processos mais sustentáveis em casas, em comércios/empresas/ongs, em escolas, em prefeituras e outros.

 construcao

De forma teórica e prática são abordadas diversas técnicas de “bioconstrução”; construção e instalação de aquecedor de água solar de baixo custo e de sistema captação de água de chuva; telhado verde; pintura com tinta de terra; sistemas de tratamento de lixo e esgoto, e outros.

 gestao

Apresentar conceitos, ferramentas, metodologias e boas estratégias para todas as etapas que compõem um processo de gestão ambiental (diagnóstico; planejamento; execução; avaliação e aprimoramento).

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Categorias das postagens

Florespi no Facebook