Warning: fopen() has been disabled for security reasons in /home/storage/e/bf/74/florespi/public_html/wp-includes/pomo/streams.php on line 109
23/09 – Lançamento do projeto Composteira na minha cidade      

23/09 – Lançamento do projeto Composteira na minha cidade

composteira_logo

Projeto da ONG Florespi, em parceria com ArcelorMittal, Caterpillar e apoio do Instituto Formar, pretende estimular a população a realizar a reciclagem de lixo orgânico em casa 

Diariamente, o Brasil produz aproximadamente 250 mil toneladas de lixo, que precisa ser coletado, transportado e destinado adequadamente. Estes serviços podem custar mais de R$ 420,00 por tonelada aos cofres públicos, e acarretam constantes riscos de poluição do solo, do ar, da água e para a saúde da população.

Uma das opções para resolver estes problemas é a reciclagem de restos de alimentos em casas e apartamentos, que podem reduzir em até 70% o peso do lixo descartado. Pensando nesta solução, a ONG Florespi lançou nesta 3ª feira (22/09) às 19h30, no Restaurante do Instituto Formar, o projeto Composteira na minha cidade, com a distribuição de composteiras caseiras a famílias piracicabanas. O kit é composto de pelo menos 3 caixas plásticas empilhadas, sendo que nas 2 superiores ocorre a compostagem (reciclagem dos restos de alimentos e sua transformação em um ótimo adubo natural sólido).

Com patrocínio da ArcelorMittal e da Caterpillar e apoio do Instituto Formar, a Florespi convidou nesta primeira etapa 12 moradores de Piracicaba a participarem do projeto, utilizando suas composteiras e realizando a pesagem diária de seus restos de alimentos, durante dois meses. A partir dos dados produzidos pelas famílias será possível elaborar uma política pública que ofereça estímulos, como o IPTU Verde, que gera descontos no IPTU, para quem adotar práticas mais sustentáveis. 

foto_familias

Em seguida, esta proposta será apresentada ao Programa Município VerdeAzul, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, que poderá, então, replicá-lo às 645 prefeituras do estado de São Paulo. 

Saiba mais sobre este lançamento, nesta matéria do jornal Gazeta de Piracicaba:

O dia-a-dia do uso das composteiras em cada uma das casas e apartamentos participantes poderá ser acompanhado pelo Facebook (www.facebook.com/composteiraSP) e pelo site da Florespi (www.florespi.org.br/composteiraSP).

Mais informações: (19) 2532-3093 ou composteira@florespi.org.br

1 Comment

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Categorias das postagens

Florespi no Facebook