Warning: fopen() has been disabled for security reasons in /home/storage/e/bf/74/florespi/public_html/wp-includes/pomo/streams.php on line 109
PROJETO | Composteira na minha cidade      

PROJETO | Composteira na minha cidade

composteira_topo

Você provavelmente já ouviu falar que a cada ano estamos produzindo cada vez mais lixo. E quanto mais lixo produzimos, mais dinheiro “da prefeitura” é gasto para realizar a sua coleta, o seu transporte e o seu depósito em aterros sanitários. Com mais lixo, também precisamos de mais terrenos para novos aterros sanitários, o que aumenta o risco de poluição do solo, do ar e da água.

Com estes crescentes prejuízos econômicos e ambientais, a ONG Florespi quer demonstrar, comprovar e divulgar uma atitude simples e sustentável que pode reduzir e solucionar estes problemas: a reciclagem dos restos de alimentos em casas e apartamentos! 

composteira2

Isso é possível com o uso de uma composteira caseira, que é um kit composto por pelo menos 3 caixas plásticas empilhadas e encaixadas, sendo que nas 2 superiores ocorre a compostagem (reciclagem dos restos de alimentos e sua transformação em um ótimo adubo natural sólido).

Estas 2 caixas superiores possuem furos em sua base, permitindo que um adubo líquido escorra e seja acumulado na caixa inferior.

 

|

O projeto Composteira na minha cidade

Com patrocínio da ArcelorMittal e da Caterpillar e apoio do Instituto Formar, a Florespi está convidando alguns moradores de Piracicaba a participarem do projeto, utilizando suas composteiras e realizando a pesagem diária de seus restos de alimentos, durante o período de 2 meses.

Com estes dados será possível elaborar uma política pública que ofereça estímulos, como o IPTU Verde, que gera descontos no IPTU como forma de recompensa, para quem adotar práticas mais sustentáveis, como o uso de composteiras caseiras

Em seguida, esta proposta será apresentada ao Programa Município VerdeAzul da Sec. Estadual de Meio Ambiente e às 645 prefeituras do estado de São Paulo. 

ciclo_composteira2

E você está convidado(a) a acompanhar esse monitoramento e todas as impressões, opiniões, fotos e vídeos destas casas e apartamentos, nesta página e no Facebook (www.facebook.com/composteiraSP).

Além disso, também serão publicadas informações sobre outros tipos de composteiras, como utilizá-las, como destinar o adubo natural e fazer uma horta caseira, como reaproveitar integralmente seus alimentos, e muitas outras.

 

 |

pesquisa_piracicaba2

Em Piracicaba, com o patrocínio da ArcelorMittal e da Caterpillar, e apoio do Instituto Formar, você pode acompanhar as principais novidades do projeto e o dia a dia do uso das composteiras em cada uma das casas e apartamentos participantes.

Clique nos links abaixo, para acessar a informação de seu interesse:

novidades

novos_participantes

|

Em caso de dúvidas ou sugestões, entre em contato pelo e-mail composteira@florespi.org.br ou fone (19) 2532-3093 (Piracicaba).

1 Comment

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Categorias das postagens

Florespi no Facebook