Warning: fopen() has been disabled for security reasons in /home/storage/e/bf/74/florespi/public_html/wp-includes/pomo/streams.php on line 109
14/01 – Você sabia que a agricultura pode estar em harmonia com a natureza e a sociedade?      

14/01 – Você sabia que a agricultura pode estar em harmonia com a natureza e a sociedade?

Soybean-Cerrados-Project-854x570

Um dos maiores desafios da agricultura hoje é conseguir aumento da produção de alimentos sem causar impactos sociais e ambientais. Pouca gente duvida da importância de garantir a sustentabilidade da cadeia produtiva, preservando o meio ambiente, promovendo qualidade de vida e gerando renda. Mas como dar conta desse desafio? Adotar boas práticas dentro e fora da lavoura, aliando conservação do meio ambiente e respeito aos trabalhadores rurais, é fundamental para garantir que a agricultura alimente as próximas gerações.

Segundo Ricardo Shirota, professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) especializado em economia dos recursos naturais, entre as práticas agronômicas mais utilizadas estão o plantio direto, integração lavoura e pecuária, adubação verde, rotação de culturas, controle da erosão e manejo integrado de pragas. “Essas ações minimizam os impactos da atividade, pois permitem o uso mais eficiente de defensivos e adubos químicos, além de manter a saúde do solo e dos mananciais”, diz.

Além dos benefícios ambientais, essas práticas agronômicas têm a vantagem de reduzir os custos de produção, se tornando ainda mais atraentes para os agricultores. “É importante que as ações sociais e ambientais gerem também retorno financeiro ao produtor”, afirma Shirota.

Certificações Agrícolas

A adoção de outras medidas, como o uso da agricultura orgânica e a obtenção de certificações, também pode agregar valor a produtos agrícolas e abrir novos mercados (na Europa e na Ásia, por exemplo). Segundo o professor Shirota, quanto mais rico é um país e quanto mais informada é a sua população, maior é a preocupação com os produtos consumidos dos pontos de vista ambiental e social. “Essas pessoas estão dispostas a pagar mais. E essa dinâmica se torna interessante para o agricultor que optar por focar nesses nichos de mercado.”

Produzir em harmonia com o ambiente e a sociedade requer algumas exigências legais. O gestor ambiental Rafael Jó Girão ressalta, entre elas, o respeito às leis trabalhistas e de segurança no trabalho, ao cadastro ambiental rural (CAR), às áreas de preservação permanentes (APP) e reserva legal (RL). O produtor que quer adotar boas práticas – mas não sabe como – pode procurar órgãos públicos de assistência rural, universidades e ONGs que desenvolvam projetos de apoio. “Outra alternativa é escolher a melhor opção de certificação agrícola de sustentabilidade e adotar as normas da certificadora”, orienta Girão.

Muitas fazendas brasileiras de café, que exportam a maior parte de seus grãos, têm ao longo dos anos elevado a adoção de boas práticas e de certificações de processos e de produção. A empresa AC Café possui duas propriedades em Araxá (MG) com a certificação socioambiental Rainforest Alliance, que atesta a melhoria contínua da gestão, o aumento da eficiência e de produtividade, o cumprimento da legislação ambiental e trabalhista, a conservação dos recursos naturais e a garantia de direitos e bem-estar aos trabalhadores rurais.

“Entre as ações adotadas estão a recirculação da água, o reaproveitamento da palha do café, a utilização de placas solares e a coleta seletiva”, afirma Andrea Lorena, coordenadora da empresa. A AC Café mantém também um trabalho de rastreabilidade da fauna nativa da região – com mais de 500 registros de 161 espécies em uma área total de preservação de 2 767 hectares – e projetos de educação ambiental e incentivo à leitura nas escolas públicas locais. “A empresa elabora questionários anuais e visitas bimestrais nas comunidades do entorno, que colaboram no desenvolvimento dessas atividades.”

Fonte e imagem: Draft

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Categorias das postagens

Florespi no Facebook